QUESTÃO 25

A configuração vigente do território brasileiro data da década de 1990, com a regionalização como a conhecemos hoje e a divisão dos estados. O agrupamento atual dos estados nas cinco grandes regiões, estabelecido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), leva em consideração diversos fatores, tendo como elemento(s) principal(is):

a) a defesa do território brasileiro, construída no período ditatorial, dificultando o acesso às áreas com recursos naturais do país.
b) a manutenção da divisão territorial estabelecida no período do Brasil Colônia, respeitando os limites tradicionais datados das capitanias hereditárias.
c) as fronteiras naturais estabelecidas, destacando que os limites dos estados e das regiões seguem, na maioria dos casos, as redes hidrográficas.
d) a origem da população das diferentes regiões, buscando respeitar critérios étnicos e linguísticos de acordo com o país de emigração da população em geral.
e) as características naturais das áreas abrangidas pela região e conjuntamente os elementos socioeconômicos, além de considerar os limites dos estados.


Resposta correta: E
A regionalização brasileira estabelecida pelo IBGE busca compreender as características naturais (biomas, clima, geomorfologia) semelhantes entre os estados conjuntamente com aspectos socioeconômicos. Além disso, ela leva em consideração os limites dos estados, assim, nenhum estado pertence a duas regiões. Essa regionalização delimitou as seguintes regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

MEU FILHO NÃO SABE ESTUDAR. E AGORA?

 

Cadastre seu e-mail para receber GRÁTIS um Livro Digital que vai te orientar a fazer seu filho amar os estudos!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!