QUESTÃO 1
Observe o mapa a seguir:

Alemanha passou mais de quatro décadas dividida.

A divisão da Alemanha em Ocidental e Oriental foi um fato extremamente importante, do ponto de vista geopolítico, para o século XX. Essa divisão inseriu-se em um contexto mais amplo, que colocou em oposição várias nações e pode ser caracterizado:

a) pelo fim da Segunda Guerra Mundial, na qual os aliados conseguiram tomar a parte oeste da Alemanha, possibilitando a derrota de Hitler.
b) pelo período anterior à Primeira Grande Guerra, quando a Alemanha era denominada Prússia e representava dois Estados distintos, unificados em 1915.
c) pelo conflito étnico separatista em que a população de origem britânica reivindicava a existência de uma nação própria, vinculada à Inglaterra.
d) por um conflito de ordem religiosa do século XIX, em que a Alemanha Oriental se aproximava do catolicismo romano; e a Ocidental, do protestantismo luterano.
e) por um conflito político e ideológico entre as nações vinculadas aos princípios da União Soviética e as que adotavam o sistema econômico capitalista.

Resposta correta: E
Uma das disputas que mais perdurou durante o século XX foi o conflito político e ideológico entre os países do bloco socialista, vinculados à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), e os países que adotavam o sistema econômico capitalista, influenciados pelos Estados Unidos. Esse conflito se materializou de diversas formas, sendo uma das mais expressivas a divisão entre Alemanha Oriental e Ocidental, o que perdurou até o fim do século, com a queda do Muro de Berlim.

MEU FILHO NÃO SABE ESTUDAR. E AGORA?

 

Cadastre seu e-mail para receber GRÁTIS um Livro Digital que vai te orientar a fazer seu filho amar os estudos!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!