QUESTÃO 1
Observe os gráficos a seguir:

Considerando os gráficos e os conhecimentos sobre matrizes energéticas, assinale a alternativa correta.

a) Embora haja diferenças entre a matriz energética brasileira e a matriz energética mundial, apresentadas nos gráficos, as fontes renováveis de energia são as responsáveis por mais de 50% da composição de ambas.
b) Embora o Brasil se destaque mundialmente pelo uso de fontes energéticas renováveis, como a hidráulica e a de derivados da cana, sua matriz energética é composta majoritariamente de fontes não renováveis.
c) A matriz energética é um instrumento utilizado apenas com dados do consumo doméstico, desconsiderando-se as demais formas de consumo de energia, como as industriais, por exemplo.
d) O gás natural tem uma participação muito maior na composição da matriz energética brasileira do que na da matriz energética mundial.
e) O grande potencial hidrelétrico do Brasil deve-se à quantidade de rios de planície e à grande extensão de sua faixa litorânea.

Resposta correta: B
As fontes renováveis constituem uma parcela importante da matriz energética brasileira, porém as não renováveis ainda são responsáveis pela maior parte da matriz nacional – têm 60,5% de participação no total, sendo 39,4% de petróleo e derivados, 13,5% de gás natural, 5,7% de carvão mineral, 1,3% de urânio e 0,6% de outras fontes –, conforme se pode ver pelos dados apresentados no gráfico.

MEU FILHO NÃO SABE ESTUDAR. E AGORA?

 

Cadastre seu e-mail para receber GRÁTIS um Livro Digital que vai te orientar a fazer seu filho amar os estudos!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!