QUESTÃO 1 – Leia o seguinte texto:
A partir do momento em que o Império resolveu tornar a religião cristã oficial para os romanos e todos os povos por eles dominados no século 4, a Igreja cristã começou a ganhar força, como uma instituição poderosa.
Os patriarcas ou bispos do cristianismo estavam espalhados pelo Império Romano em várias cidades: Alexandria, Jerusalém, Antioquia, Constantinopla e Roma. Segundo ordenou o imperador em 455, o patriarca de Roma passou a ser, a partir de então, a autoridade máxima da Igreja, sob a denominação de papa. […] Ainda em 325, o Imperador Constantino havia promovido um encontro em Nicéa com autoridades eclesiásticas para definir as principais crenças e normas que deveriam nortear a conduta dos
cristãos. Esse acordo foi chamado de Concílio de Nicéa e foi um marco na constituição da religião católica.

Disponível em: . Acesso em: 1 mar. 2016.

O cristianismo começou a ganhar força ainda durante o Império Romano, com o Imperador Constantino. No entanto, seu poder como religião só foi consolidado, por meio da Igreja Católica, a partir da Idade Média. Dessa forma, pode-se afirmar que:

a) o cristianismo sempre foi aceito por todos os governantes, sem que houvesse qualquer perseguição.
b) a consolidação definitiva do cristianismo se deve às Cruzadas, cujo objetivo maior era reconquistar a Terra Santa.
c) durante todo o período do Império Romano, a Igreja Católica exercia um intenso controle sobre a vida das pessoas.
d) as doutrinas centrais da religião católica foram estabelecidas pelo IV Concílio de Latrão, entre 1213 e 1215.
e) a Igreja Católica foi fundamental para o estabelecimento da organização social: os que oram, os que guerreiam e os que trabalham.


Resposta correta: E
Ainda no Império Romano, a Igreja Católica se consolidou como a instituição mais poderosa da Europa, determinando, inclusive, a organização social em três ordens: oratores (os que oram, clero), bellatores
(os que guerreiam, nobreza) e laboratores (os que trabalham, os servos). Essa divisão era baseada na Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

MEU FILHO NÃO SABE ESTUDAR. E AGORA?

 

Cadastre seu e-mail para receber GRÁTIS um Livro Digital que vai te orientar a fazer seu filho amar os estudos!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!