Texto para as questões 1 e 2.

Lenda da origem do Rio Amazonas
Há muitos anos, moravam na selva amazônica dois noivos apaixonados que sonhavam ser um casal. Ela vestia-se de prata e seu nome era Lua. Ele vestia-se de ouro e o seu nome era Sol. Lua era a dona da noite e Sol era dono do dia. Havia um obstáculo para a namoro de ambos. Se eles se casassem o mundo se acabaria. O ardente amor de Sol queimaria a terra toda. O choro triste da Lua toda a terra afogaria. Apesar de apaixonados, como poderiam se casar? A Lua apagaria o fogo? O Sol faria toda a água evaporar? Apaixonados, se separaram e nunca puderam se casar. Os noivos ficaram tristíssimos. A Lua, de prata, e o Sol, de ouro. No desespero da saudade, a Lua chorou durante todo um dia e uma noite. Suas lágrimas
escorreram por morros sem fim até chegar ao mar. Mas o oceano, bravio, não queria aceitar tanta água. A sofrida Lua não conseguiu misturar suas lágrimas às águas salgadas do mar e foi assim que algo estranho aconteceu.
As águas formadas com as lágrimas da Lua escavaram um imenso vale, onde também muitas serras se levantaram. Um imenso rio apareceu inundando vales, florestas e lugares sem fim. Eram as lágrimas da Lua, que de tanta tristeza, formaram o rio Amazonas, o rio-mar da Amazônia.


Disponível em: www.portalamazonia.com.br/secao/amazoniadeaz/interna.php?id=318. Acesso em: 23 mar. 2016.


QUESTÃO 1
O texto apresenta uma lenda sobre a formação do Rio Amazonas. Como acontece com muitas lendas, e no caso específico deste texto, explora-se:


a) a imaginação do leitor para que este tenha uma ideia precisa dos fatos.
b) o poder de persuasão do autor, que quer impor sua visão sobre a história contada.
c) a fantasia para tentar explicar algo que não se sabe ao certo como aconteceu.
d) a fidelidade aos fatos acontecidos, apresentando detalhes de espaço e tempo.
e) o comportamento curioso dos astros que não se revelam a qualquer momento.


Resposta correta: C
Toda lenda explora a fantasia para explicar algo que não se sabe ao certo como aconteceu. Antes das descobertas científicas, as lendas representavam muito do conhecimento que se tinha e, por isso também, revelam a visão de mundo dos povos que as cultivavam (e até hoje cultivam).

QUESTÃO 2 – Releia o trecho a seguir:
Há muitos anos, moravam na selva amazônica dois noivos apaixonados que sonhavam ser um casal. Ela vestia-se de prata e seu nome era Lua. Ele vestia-se de ouro e o seu nome era Sol. Lua era a dona da noite e Sol era dono do dia. O trecho destacado contém quatro períodos. Considerando a classificação morfossintática, trata-se de períodos:

a) compostos, já que apresentam mais de um verbo.
b) simples, pois em cada um há somente um verbo.
c) com frases, já que não apresentam verbos.
d) com orações, já que têm verbos, mas não sentido completo.
e) com frases e orações, porém sem sentido completo.

Resposta correta: A
O conceito de período é de um aglomerado de frases e orações compreendido entre um ponto final e outro. No caso dos quatro períodos apresentados, todos possuem mais de um verbo, o que os torna períodos compostos (moravam/sonhavam, vestia/era, vestia/era, era/era). Lembre-se de que o conceito de frase é “enunciado com sentido completo” e oração é “enunciado com verbo”. Em todos os períodos estão presentes frases e orações.

MEU FILHO NÃO SABE ESTUDAR. E AGORA?

 

Cadastre seu e-mail para receber GRÁTIS um Livro Digital que vai te orientar a fazer seu filho amar os estudos!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!